domingo, 23 de janeiro de 2011

Bicicletas, casamento e pimenta!






Se na minha cidade, que eu já meio que sei como tudo funciona eu sou especialista em pagar mico...imagina o que acontece quando me soltam no Camboja!


Pois é..esse post especial para quem ler rir da minha cara e ter alguns momentos de prazer com a desgraça alheia.


1 - As Biciletas.

Estava eu feliz e satisfeita andando de tuk tuk pra cima e pra baixo quando um dia a gente indo jantar eu vejo todo mundo montado nas bicicletas. Primeiro pensamento "putamerda". Sério, fazia uns 8 anos no mínimo que eu não encostava em uma. Eu aprendi a andar de bicicleta sozinha, na sala da minha casa com uns 10 anos. Daí já dá pra imaginar o quanto eu sei!

Mas vamo lá, é só mais uma incrível oportunidade de desenvolvimento. E as minhas opções eram:

a) aprender!
b) andar de tuk tuk sempre e ficar pobre.
c) andar a pé e virar monge.

Então resultado, na primeira tentativa caí de bunda no chão e fui jantar toda laranja de tanto barro. No segundo dia atropelei um tuk tuk e quase bati de frente com uma moto. Todo dia surge um roxo novo na minha perna, to gata!

Mas o maior desafio de todos não foi esse, foi exatamente hoje (24/01/2011). Eu estava na minha caminha moscando na internet e a galera veio "vamo pro lago? É só uns 20 minutos de bike!" e eu burramente: "Vamo!" ps: não tinha almoçado, era 13h, tá quente que nem o inferno aqui e eu só tinha o dinheiro da janta de hoje.

Juntando tudo isso... 30 minutos de pedalada (metade do caminho ainda ¬¬), suor e poeira na cara, o mundo começou a girar e ficar escuro. Primeiro eu pensei que ia vomitar, depois desmaiar e depois morrer. Bebi 3 goles d'agua e já tava boazinha de novo! oO

Continuamos a pedalar chegamos finalmente na porcaria do Lago. $2 pra passar do pedágio e se quiser passear de barco eram mais $8. Logo, $10 - o dobro do que eu tinha ainda pra jantar.

Ainda bem que a galera que mora comigo é mais pão dura que eu! Eu nem precisei falar nada, ninguém quis pagar! hahahahaha

Daí no caminho de volta tinha um monte de bar que não tem mesa nem cadeira. As pessoas se deitam em redes. Cara, esses gringos aqui que não tem o costume de deitar em rede pareciam tá no céu! Passaram duas horas falando o quanto era bom! -_- Eles deviam ir pro Ceará... O que não falta é rede!

Eu numa dessas redes

Depois num sei o que me deu, liguei o motorzim e cheguei em casa rapidão. Acho que foi a coca-cola que eu tomei depois de 1 mês sem tomar.

2) Casamento Khmer

Recorde! Com apenas 10 dias já fui convidada pra um casamento! Sério, acho que é a cerimônia mais longa e mais chata do mundo! auheiuiha Pelo menos eu acho que eu só fui convidada pra parte chata.

Pra começar leva de 2 a 7 dias, (sim, sim, DIAS). Daí senta todo mundo de lado pros noivos, isso quer dizer que você sai de lá com torcicolo. Entra um casal de comediantes-cantores com as vozes mais estridentes do mundo e começam a falar sem parar. Eu acho que eles não tem vírgula na língua deles. Eles não respiram!

Despois vem a melhor parte (/ironia) o ritual corta-cabelos. Todos os convidados (sim, sim, TODOS) vão até os noivos e fingem que cortam o cabelo deles e pra completar mostram um espelhinho pra ver se ficou bom! "Mas Luana, eles só fingem, pra que o espelho?" Passei umas duas horas me fazendo essa mesma pergunta!

Depois teve uma apresentação de danças e então, a hora mais feliz! A jantaaa! Pra variar, sopa! E arroz e pato! Enquanto a gente comia os noivos e a família foram pra benção dos monges. Aí uma hora depois voltam os noivos para a parte ocidental do casamento, do jeito que a gente conhece. Vestido branco, jogar florzinhas nos noivos, brinde (com suco de uva oO) e O BOLO! Eram uns 15 bolos que eu fiquei paquerando o tempo inteiro imaginando se eles iriam servir. Era melhor que não tivessem.

Sério, o pior bolo da minha vida. Primeiro, era verde. Segundo parecia massa solada. Terceiro tinha passas! Eu odeio bolo com passas! Se eu quisesse bolo com passas eu comia um panetone! (malz vó!)

Aí finalmente a hora da festa! Vamo lá, até o chão! anram... tudo o que a gente fez foi ficar andando em círculos mexendo as mãos algo como a dança da chuva + a dança da Maya da novela.

Depois desse festão (/ironia²) pegamos nossos tuk tuks e voltamos pra casa!

Fotos pra provar que foi verdade, né?
Estilo Khmer levemente adaptado!

Noivos!
Parte "ocidental" da cerimônia
Bolo dilícia!
Os gringo (sim, eu sou gringa ^^) e os noivos!





3) Pimenta


Eu não gosto de pimenta. Fato. Mas a comida aqui é tão sem sal que as vezes fica sem gosto e único recurso que se tem é essa mardita!

Estava eu no "Lok Lak Place", uma birosca baratinha que a gente sempre vai. Aí eu pedi uma sopa moh sem graça e meu chefe disse "coloca esse molho aqui, vai ficar uma delícia". Eu JURO que eu coloquei uma gota. Foi o suficiente. Eu suei até pelo nariz, pelo olho, por tudo que foi canto. Todo mundo ficou tirando onda e agora meu chefe encasquetou que a missão dele é me fazer gostar de pimenta.

Hoje foi mais um passo na missão, a gente foi comer num restaurante indiano. Eu fui o caminho inteiro com medo, mas num é que é bom! Melhor comida que eu comi aqui até agora... só tem um problema...muito apimentada!

Por hoje é só pessoal...

Próximo post: Choque cultural? Só sabe quem vive...

Um comentário:

  1. Comida indiana eh a melhor que tem!! Muito bom!! :D

    Em setembro a gente se ve porrai!!

    :***

    ResponderExcluir